"Como estrelas na terra"
NAS e as tecnologias
Todos temos direito de aceder à tecnologia e de modo a prevenir qualquer impedimento ou limitação no uso da mesma, existem tecnologias de apoio. Assim, a tecnologia pode-se tornar uma ajuda e não uma barreira.
Existem componentes técnicas, isto é, o uso de recursos técnicos para o exercício de diferentes atividades: na comunicação, na mobilidade, na manipulação e na orientação.
No que diz respeito à comunicação, existem por exemplo os teclados ampliados, os telemóveis braille, ou até mesmo os instrumentos para a utilização do braille, como a linha braille ou o cubaritmo.
No que toca à mobilidade, existem as cadeiras de roda, bengalas, adaptação de veículos, assim como dispositivos de controlo postural.
Em relação à manipulação, existem peças de vestuário, utensílios para facilitar a alimentação, assim como objetos de higiene.
Por fim, para facilitar a orientação, existem cães guia, ajudas cognitivas, como a impressora de relevos ou a calculadora científica falante.
Na ESE do Porto existe o Núcleo de Apoio a Inclusão Digital, um centro de recursos em tecnologias de apoio, onde estas componentes são aplicadas, existindo também vários recursos de apoio.
Joana Costa